Os primeiros comboios movidos a energia solar já circulam na Bélgica

Um projecto pioneiro na Europa utiliza a electricidade produzida por 16 000 painéis solares para mover comboios na Bélgica.

A Bélgica pôs em marcha os seus primeiros comboios movidos por energia solar. Desde segunda-feira, que os comboios que saem da estação central de Amberes rumo ao norte e à fronteira com a Holanda utilizam a electricidade produzida por 16 000 painéis solares durante uma pequena parte do seu percurso.

A bordo não existe nada que distinga estes comboios dos outros, no entanto, durante cerca de 10 quilómetros o motor é alimentado pela electricidade gerada por painéis fotovoltaicos. Estes foram recentemente instalados num túnel ferroviário da linha de alta velocidade que liga Amberes a Amesterdão. Esta infra-estrutura foi rebaptizada por “túnel do sol”. As características geográficas do norte de Amberes, uma área muito plana, juntamente com o traçado desta rede ferroviária, tornaram esta linha uma zona particularmente apropriada para a instalação dos painéis solares.

A linha ferroviária, onde percorrem os comboios de alta velocidade que vão de Paris a Amesterdão, passando por Bruxelas, atravessa uma área natural protegida. Com o objectivo de diminuir o impacto ambiental, cobriu-se com painéis solares um túnel com 3,6 quilómetros de comprimento. Estes painéis cobrem uma superfície de 50 000 metros quadrados e produzem 3 300 MWh, uma quantidade suficiente para abastecer o consumo médio de electricidade de cerca de 1000 famílias num ano.

A electricidade é utilizada tanto para mover os motores como para alimentar as infra-estruturas ferroviárias (iluminação, painéis de sinalização, etc), explicou Frédéric Sacré, porta-voz da Infrabel, a empresa que gere o sistema ferroviário belga. “Utilizando a electricidade gerada no mesmo lugar, evitamos as perdas de energia e poupamos nos custos de transporte”, salienta Steven de Tollenaere, responsável pela empresa Enfinity, que idealizou este projecto.

Neste momento, a quantidade de energia produzida é muito pequena. Num ano, o “túnel do sol” produzirá apenas a electricidade necessária para que todos os comboios belgas (cerca de 4000) circulem durante só um dia. O objectivo será implantar painéis solares em muitos mais sítios da rede ferroviária, incluindo as estações de comboios para aumentar a produção.

Naturlink

Anúncios

4 comments

  1. Excelente notícia, ainda não tinha visto qualquer comentário sobre o assunto, nem mesmo na imprensa internacional! Movido a energia solar, só mesmo o mediático avião que pelos vistos anda agora a dar a volta ao mundo… 😉

  2. Iniciativas destas é o que Portugal precisa. Políticos e Empresários, porque não criar esta tecnologia cá em Portugal? Blogs sobre Energias Renováveis existem mas ainda não são lidos por uma vasta camada da população nacional, que parece estar adormecida.

    Blogs sobre Energias Renováveis:

    http://www.energiasrenováveis.com

  3. Hello, Really nice Blog awesome keep it up dude,i would like to say that about the blog its very nice and useful thanks for sharing nice blogging.

  4. Tatiana

    Bom dia. Me chamo Tatiana e sou jornalista em uma assessoria de imprensa na Espanha. Contratamos bloggers para escrever publieditoriais e o seu blog tem o perfil de um de nossos clientes. Seu trabalho seria escrever um post sobre energia renovável. Pagamos pela colaboraçao. Se te interessa a campanha entre em contato comigo para que te passe todos os detalhes: tsegala@geoseo.es

    Obrigada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: