Desenhada ponte que permite captar energia solar e eólica

As pontes normalmente estão expostas a radiação solar intensa e ventos fortes, pelo que o conceito desta ponte (‘Solar Wind’) parece fazer muito sentido.

Seria aproveitada tanto a energia solar como a eólica. O pavimento da estrada teria integrado na sua constituição uma rede de células solares. Por sua vez, entre os pilares da ponte estariam colocadas turbinas eólicas.

A ponte foi idealizada pelos designers italianos Francesco Colarossi, Giovanna Saracino e Luisa Saracino. Este grupo participou no concurso desenvolvido pela Solar Park Works – Solar Higkway, cujo objectivo era modernizar sectores duma estrada desactivada entre Bagnera e Scilla, em Itália.

No seu projecto, os designers propõem a substituição do asfalto tradicional por uma ‘estrada solar’. Este pavimento é constituído por uma rede densa de células solares revestidas com plástico transparente e resistente, que poderia fornecer cerca de 11.2 GWh por ano. Os designers referem que este sistema, combinado com as 26 turbinas eólicas previstas poderiam gerar cerca de 36 GWh, o que é suficiente para alimentar aproximadamente 15 mil casas.

Para além das estradas “solares”, o topo da superfície da ponte também incluiria um passeio público verde composto por estufas solares para produção agrícola. Os condutores poderiam parar na ponte para comprar frutas e vegetais frescos enquanto apreciam a vista panorâmica.

A ponte ‘Solar Wind’ obteve o segundo prémio na competição. Segundo o ponto de vista da engenharia estrutural o conceito é exequível. Espera-se agora que alguém invista no conceito.

Naturlink

Um comentário

  1. ada maria lopes

    Achei muito bacana parabéns!

  2. Pingback: Notícias da Blogosfera I | Campo Aberto - Associação de Defesa do Ambiente

Deixe um comentário